Medida gerará estoque em Sobradinho, para a falta de chuva no nordeste. Volume atual está em 20%.

Devido a falta de chuvas no Nordeste no final do ano, a Cemig abrirá as comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, a Represa de Três Marias é a mais importante do estado e está atualmente com volume útio em 20%, medida liberará 10% do volume para a Represa de Sobradinho, na Bahia. Em 2014, volume chegou a 2,5% e no ano passado a 7%.

A réporter Mônica Miranda, correspondente Itasat, parceira da 104.7 FM, esteve com Marcelo de Deus, Gerente de Planejamento Energético da Cemig. Os técnicos estão otimistas com medida, visto que a Usina de Três Marias é um reservatório não só concebido para energia, ele foi concebido para uso da agricultura, pesca e é também responsável pela manutenção das Usinas do Nordeste, “O objetivo é ter um estoque para a falta de chuva no nordeste” disse.

A espectativa, é que os 10% são suficientes para atender o final de ano na região de Três Marias, em contrapartida, que a experiência em 2014, de 2,5% foram suficiente para a geração de energia. Marcelo de Deus falou também sobre sobre a frente fria que vem trazendo chuva na época certa, e com descida da massa quente da região Amazonica, chuvas devem ser ainda mais constantes, “com a subida da frente fria, traz muita chuva, que ajuda a encher os nossos reservátorios” disse.

 

Escute Matéria Completa:

Comentários

comentários