DIABETES MELLITUS é uma doença do metabolismo diagnosticada através da dosagem de Glicemia de Jejum (Exame de Sangue), e que a longo prazo causa lesões graves em diversos órgãos, como rins, olhos, coração, pele, etc.

Essencialmente a doença é dividida em:

Diabetes Mellitus TIPO 1; esta é uma doença auto-imune, geralmente manifestada na infância. Neste caso o organismo é incapaz de produzir a Insulina. O tratamento portanto será repor essa insulina faltante. O fator genético é muito importante.

Diabetes Mellitus TIPO 2; geralmente manifesta-se após os 45 anos, cursa com resistência periférica à insulina. Geralmente associada a pacientes obesos, sedentários, levando-se em conta ainda o fator genético. Nessa situação a tentativa inicial de tratamento será com medicamentos, atividade física e dieta.

Diabetes Mellitus Gestacional; Manifesta durante a gestação e se assemelha ao Diabetes Mellitus TIPO 2; Representa um grande risco para a gestação (mãe e bebê) se não for controlada.

Outros tipos menos comuns são: Diabetes relacionada ao uso indiscriminado de Corticoides, Síndrome de Cushing, Diabetes tipo Mody, etc.

QUADRO CLÍNICO: Os casos mais leves podem passar despercebidos por décadas! Metade dos casos são descobertos apenas devido a descoberta de lesões em órgãos alvos (perda de visão, insuficiência renal). Os sintomas compreendem: Xerostomia (boca muito seca), aumento da quantidade de urina e quantidade de vezes que vai ao banheiro, fome excessiva, fraqueza generalizada (pernas bambas, tremores).

DIAGNÓSTICO: A confirmação da doença apenas se dá pelo exame de sangue (dosagem da glicemia de jejum/ hemoglobina glicada/ teste de tolerância a glicose).

O acompanhamento médico de rotina é imprescindível para evitar as formas graves desta doença, que pode evolui com cegueira, insuficiência renal (com necessidade de HEMODIÁLISE) e Infarto Agudo do Miocárdio.

Além do tratamento medicamentoso recomenda-se a realização de atividade física pelo menos três vezes por semana, uma hora por dia. Alimentação saudável (evitando açúcar, carboidratos).

Procure já o seu médico para realização de exames a fim de detectar precocemente essa doença. Se descoberta no início a chance de complicação é mínima.

 

Dr. Danilo Barbosa Rezende

 

Atendimento na Clínica Cuidar (UNIMED, CEMIG SAÚDE, POLÍCIA MILITAR, VITALLIS, MADA PAX, PAX MINAS, AMAS VIDA)

 

A PARTIR DE MAIO: ATENDIMENTOS NA CLIMEDE (CLÍNICA DO DOUTOR ARMANDO) – RUA JOHN KENNEDY 87 – CENTRO – 3754 1454

 

Comentários

comentários