O ferro é um nutriente essencial para a vida, e atua na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as outras células do nosso corpo.

É muito comum a ingestão deficiente de ferro entre a população brasileira, crianças e mulheres em fase de gestação são os grupos mais vulneráveis. Existem muitos fatores para um individuo estar com deficiência de ferro, como a ingestão excessiva de cálcio, zinco, cobre, os quais são substancia que interferem na absorção do ferro e problemas de absorções intestinais.

Já a ingestão de vitamina C ajuda a absorver o ferro, é importante lembrar também que não se deve ter uma ingestão excessiva desse mineral só porque ele tem uma grande função no organismo, e sim obter uma ingestão adequada e necessária para seu bom funcionamento e para isso é extremamente importante uma consulta nutricional.

A deficiência de ferro pode levar a sérios problemas, como anemia ferropriva, nascimento de crianças prematuras, bebes e crianças com baixo peso e etc.. E a ingestão excessiva ela é toxica e prejudicial. A quantidade diária do ferro varia do sexo, idade e a fase fisiológica da vida de cada um.

ALIMENTOS RICOS EM FERRO: carnes vermelhas, folhas, grãos, açaí…

Comentários

comentários