Hoje, 4 de fevereiro, é o dia Mundial da Luta contra o Câncer, e a Barreiro Grande parabeniza a ABRAÇA pelos seus 9 anos de atuação em Três Marias.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA, certa de 8,2 milhões de pessoas morrem com câncer em todo o mundo, e foram registrados 189.454 mortes por câncer em todo o Brasil no ano de 2013. Em 2016, foram registrados 596 mil casos da doença. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde – SES, números em Minas Gerais ultrapassam 60 mil casos por ano e segundo o Ministério da Saúde, através do IBGE, mais de 20 pessoas morreram nos leitos trimarienses nos últimos anos, vítimas direta dos tumores. Pesquisas norte-americanas apontam a incidência do câncer, no homem é o de próstata (33%) e na mulher o de mama (32%).

A presença da Associação dos amigos, Familiares e Portadores de Câncer de Três Marias, a ABRAÇA é fundamental em nossa cidade para a luta contra a doença, em 27 de fevereiro de 2008, comemora-se 9 anos agora em 2017, a entidade objetiva sempre, em dar apoio as pessoas com câncer e seus familiares, focando sempre na qualidade de vida e fortalecendo os laços familiares para o enfrentamento da doença. A expectativa é que a nova sede, que está em construção na Rua John Kennedy, ao lado do IPREM, seja concluída ainda este ano. Diversas iniciativas na cidade, contemplam a entidade, como o bazar, eventos, doação de troco em estabelecimentos comerciais cadastrados e doação de centavos na compra de gasolina em postos que viram sacos de cimento para a construção.

Três Marias lamenta a não inclusão do PSA, que fora oferecida por várias vezes à Três Marias nos últimos anos por Errol Flynn Junior através do Deputado Estadual Arlen Santiago, de maneira gratuita e completa, ou seja, contemplaria toda a população que necessitasse de realizar o exame de próstata, desde o seu diagnóstico até o tratamento completo, caso constato o câncer. A recusa do benefício, que teve cunho político, prejudicou principalmente, a população que mais precisa.

Hoje, vários exames e tratamentos de câncer na cidade, são realizados através de viagens, que levam os pacientes aos Hospitais da Região, como o Hospital de Barretos, Hospital da Baleia, Instituto Mario Penna, entre outros.

Nós podemos, eu posso.

A campanha do INCA para o 4 de fevereiro, Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, para o triênio, passa pelos conceitos educacionais e didáticos, informando a população sobre como prevenir o câncer, entre eles, a escolha de um estilo de vida saudável, manter o peso adequado, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, evitar a exposição solar das 10h às 16h e criar ambientes saudáveis.

Três Marias está na luta contra o câncer, e ela é de todos nós.

Comentários

comentários