Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor e devoção à pátria e aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, mitos históricos, riquezas naturais, e patrimônios materiais e imaterial). O patriotismo surge da transmissão de valores entre as gerações onde os mais velhos transmitem seus conhecimentos aos mais jovens criando assim uma identidade nacional.

Ao longo da história brasileira houveram inúmeras rupturas com o passado fazendo com que as novas gerações não tenham referências culturais sólidas, causando assim uma enorme confusão a respeito da identidade nacional. Pôde-se notar isso durante as manifestações, pós e contra o governo, onde os manifestantes contra o governo saíram às ruas, com camisas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e fazendo festa, para se manifestar contra a corrupção, lembrando que a CBF está sofrendo vários processos por corrupção. Mas, isso não é surpresa vindo de uma nação que tem como símbolos patriota o futebol e o carnaval. Por outro lado temos aqueles que saíram às ruas para defender o governo com: bandeiras vermelhas, símbolos do comunismo, ameaçando a população e defendendo ideologias que já mataram milhões de pessoas.

É chegado a hora do povo brasileiro se levantar e dar a volta por cima e poder cantar o refrão do Hino da Independência do Brasil:

 

“Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.” (Hino da Independência do Brasil)

 

Mas para isso é necessário o resgate da nossa cultura através dos estudos e pesquisas da cultura luso-ibérica, cultura essa, que construiu nossa nação e que é muitas vezes é ridicularizada.

Uma nação que abandona seu passado não terá futuro, mas ainda há tempo de resgata nossas raízes, pois nossa história não foi totalmente esquecida.

Comentários

comentários