Booking.com

Com o apoio da Votorantim Metais, projeto visa qualificar a produção de mudas por meio da capacitação de mão de obra e aquisição de equipamentos

 

O Programa ReDes, atuante em Três Marias desde 2010, inaugura no município um novo projeto a partir deste ano. A Associação da Fazendinha Comunitária (AFC), horta comunitária formada por agricultores familiares na região, será contemplada pela iniciativa e terá a oportunidade de qualificar e otimizar sua produção por meio de qualificação profissional, consultoria de técnicos especializados e aquisição de novos equipamentos. O ReDes é uma parceria entre o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, com apoio da Votorantim Metais e da Prefeitura, visando auxiliar a estruturação de negócios inclusivos, por meio da articulação de cadeias produtivas e investimento em projetos.

 

As 26 famílias que compõem a Associação receberão seis estufas, possibilitando o plantio de mudas em ambiente climatizado e controlado. Com isso, a produção não será mais sujeita intempéries, garantindo mais eficiência à produção, mais conforto aos agricultores e ainda mais qualidade às folhas orgânicas. “A expectativa é de dobrar a produção e os ganhos das famílias”, destaca Alice Mascarenhas, consultora do Programa ReDes. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 300 mil na AFC.

 

O projeto, no momento, está em fase de adequações para a instalação das estufas. A previsão é de que a partir maio os associados comecem a utilizá-las. De acordo com o presidente da AFC, Raimundo Nonato, a expectativa dos agricultores é grande. “Agora não importa mais se chove, venta ou faz sol. Temos a garantia que nosso trabalho vai render hortaliças com a qualidade que sempre esperamos fornecer”, comemora.

 

Além das melhorias operacionais, estão previstas também capacitações aos agricultores, incluindo orientações econômicas, de gestão do negócio e administração de vendas. Além disso, nos próximos três anos a AFC contará com acompanhamento de um técnico especializado plantio de hortaliças.

 

Saudável e sustentável

Livres de agrotóxicos, antibióticos e hormônios, os alimentos orgânicos ganham cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros.

 

Assim como as hortaliças da AFC em Três Marias, esses alimentos não contêm produtos químicos e, por isso, não perdem propriedades nutricionais. Sua produção utiliza técnicas que respeitam o meio ambiente em todos os processos, com sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo.

 

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os agrotóxicos encontrados nos alimentos inorgânicos podem causar a deterioração dos recursos naturais (solo, água, flora), além de poderem provocar intoxicação alimentar.

 

Investindo no desenvolvimento de Três Marias

O Programa ReDes conquistou importantes resultados em Três Marias ao longo dos últimos seis anos, gerando renda no município. Nesse período, foram investidos cerca de R$ 1,5 milhões em três cooperativas: Vitória das Marias, Coopermoda e Cooperafa – a primeira cooperativa de agricultura familiar de Três Marias. Entre os avanços, estão a construção de novas sedes, capacitação profissional, aquisição de novos equipamentos e orientação e acompanhamento de consultores especializados.

 

“Todas essas melhorias possibilitaram o aumento da renda dos cooperados e a transformação de vidas por meio do protagonismo e do esforço dos beneficiários do Programa”, ressalta Antônio Carlos dos Santos, gerente geral da Unidade Três Marias da Votorantim Metais.

 

Comentários

comentários