O período eleitoral começa agora, dia 16 de agosto, e termina com as eleições no dia 2 de outubro, ao todo, em Três Marias, 23 siglas estão na disputa.

Em 2016, de acordo com lei Constitucional e o número da população de acordo com o IBGE, acima de 30 mil habitantes, a Câmara de Três Marias, serão agora, 13 cadeiras. E a renovação pode chegar de 50% a 75% de toda a atual Câmara.

Confira a atual conjuntura os partidos:

PR não tem candidato, nas últimas eleições, ganharam 2 (duas) cadeiras, das atuais vereadoras pelo PRB, Irmã Alda e Irmã Maria Helena, em 2017, não terão nenhuma vaga.

PHS pode ter até 2 (dois) novos eleitos, o atual Vereador Railson e a Dra. Cássia

PP possui 1 (uma) cadeira na atual Câmara, e Miltinho permanecerá com a mesma.

PMDB que vinha defasado das últimas eleições em detrimento da composição de chapa que cedeu três cadeiras para o PT, vem novamente composto pelo enfraquecido, diante do cenário nacional, Partido dos Trabalhadores e pode garantir 1 (uma) cadeira, o mais cotado, ex-diretor do Zumbi, é o candidato do Prefeito, Mateus Gomes. Caso a chapa, também composta pelo PCdoB, consiga sua terceira cadeira, o enfermeiro Elton Lima segue bem cotado. A sigla, presidida pelo Prefeito Vicente, busca sua reeleição com o slogan, “Avança Três Marias!”

O PTB vem forte com 2 (dois) dissidentes do PMDB na linha de frente, Luís Gaia e Anderson da Chocolândia, a sigla que conta com nomes novos e está coligado com o PTB e PRB pode garantir 2 (duas) cadeiras das 4 (quatro) previstas para a chapa.

O DEM, antigo PFL, possui 1 (uma) cadeira na câmara, Tião Despachante, da linhagem de Joaquim Cândido, pode angariar votos, do então, candidato a vice-prefeito Luís Bertier (PSDB) e do finado Aristides e garantir novamente a sua vaga.

O PSDC, não possui cadeira na câmara, e há a esperança que sua chapa, coligada com o PSC venha garantir 1 (uma) cadeira. As siglas lançam Ricardo Bentivóglio e Doquinha, pontuam a inovação e transparência.

O PRB possui 2 (duas) cadeiras e este número pode se manter, ou até diminuir devido a composição com o PSB e PTB. A Vereadora Maria Helena, holofotes do partido, única mulher candidata a vice está juntamente com Errol Flynn Junior, passa o bastão agora para o Olímpio do Mototaxí, e outros dois bons nomes são, a atual Vereadora, Irmã Alda e Ailton Jogador.

O PDT, não possui cadeira na câmara, e terá 1 (uma) cadeira em 2017, seu nome, Eduardo da Praia.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) não possui cadeira na câmara, e dificilmente garantirá uma cadeira nas eleições de 2016, visto sua composição com o PT e PMDB. Caso consiga uma vaga, seus nomes mais cotados são, Ailton Ferreira e Dra. Vaneska Barbosa.

O PT, além de uma delicada situação nacional, projeção esta, refletida também em Três Marias, das 3 (três) cadeiras ganhas em 2012, nenhuma aqui será reeleita, visto que Manoel Castelo Branco, cede a sua vaga para sua irmã Thais Castelo Branco, praticamente garantida. Ruquinho abre sua vaga, assumindo sua candidatura a vice do atual prefeito, e Tião Leal, discente, é majoritário no PSD.

O PSB é a grande novidade entre os fortes partidos em Três Marias, a sigla que teve Eduardo Campos e Marina Silva disputando as eleições de 2012, possui o atual Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda e pré-candidato ao Governo de Minas Gerais em 2018. O partido, que lança Errol Flynn Junior na majoritária com o tema, “Um novo Tempo”, poderá garantir 1 (uma) ou 2 (duas) cadeira, a sigla está coligada com o PRB e PTB.

O PSDB que possui 1 (uma) cadeira com o atual presidente da Câmara, Luís Bertier, se renovará, com 1 (uma) ou 2 (duas) vagas. Entre os mais cotados, estão, as mulheres Edna e Tuta Gaia e o jovem, Bob Promoter. A sigla, do ex-prefeito Bem Ti Vi, lança chapa pura na majoritária, e poderá sentir um pouco em não compor com nenhum grupo externo.

O PSC não possui cadeira na câmara, e dificilmente conseguirá uma em 2016.

O PRP não possui cadeira na câmara, e dificilmente conseguirá uma em 2016.

O PV, possui atualmente 1 (uma) cadeira na câmara, e se renovará, pois, o atual Vereador Manelin, perdeu espaço no atual cenário político. O PV poderá fazer 2 (duas) novas cadeiras, os mais cotados são, Fred Leal e Romildo.

O PRTB não possui cadeira na câmara, e devido a composição de chapa, poderá fazer 1 (uma) cadeira.

O PTN não possui cadeira na câmara, e dificilmente conseguirá uma em 2016, o partido coligou com o PSD na majoritária, e com 12 (doze) nomes, buscará fazer a cota da legenda, para fazer 1 (um) nome, Alberto da Ótica, poderá ser este nome.

O PSD possui 1 (uma) cadeira na câmara e não terá vaga em 2017.

O SD não possui cadeira na câmara, e dificilmente conseguirá uma em 2016.

 

De 50% a 75% de renovação da atual Câmara de Vereadores

Resumindo, da atual Câmara, com os 11 vereadores, 5 vagas diretas são abertas com Adenilson Rubim, Maria Helena e Luís Bertier saindo a vice de Vicente, Errol Flynn e Bem Ti Vi respectivamente, Tião Leal é candidato à prefeitura e Manoel Castelo Branco não sai em busca do pleito.

Abrindo assim, 7 novas vagas diretas, mais de 50% de toda a atual Câmara, e dos 6 candidatos vereadores: Aldinha, Manelin, Biquinha, Railson, Miltinho e Tião Despachante, três deles, poderão passar bastante dificuldades em busca do pleito, podendo abrir assim, três novas vagas, totalizando 75% de novos vereadores em Três Marias.

PT possui 3 cadeiras e abre todas;

PP possui 1 cadeira e mantém;

PHS possui 1 cadeira e mantém;

PSDB possui 1 cadeira e abre 1;

DEM possui 1 cadeira e mantém;

PRB possui 2 cadeiras e abre 1 ou 2;

PV possui 1 cadeira e abre 1;

PSD possui 1 cadeira e abre 1.

Dos ex-vereadores que disputam por uma vaga em suas respectivas chapas, destacam-se, Luis Gaia (PTB-PSB-PRB), Thaís Castelo Branco (PT-PMDB-PCdoB), Eduardo da Praia (PDT-PV), Murilo e Niator, (PRTB-PHS).

Terça, inicia o período eleitoral, e a Barreiro Grande, disponibilizará todos os candidatos que estão em nossa disputa para você conhecer cada projeto.

 

 

Comentários

comentários